Curtas & Finas
Antes tarde...
25/8/2015
As pragas consideradas de maior risco fitossanitário e com potencial de provocar prejuízos econômicos foram definidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Terão prioridade nos registros de produtos para controle a ferrugem da soja, o mofo branco, a helicoverpa armigera; a mosca branca; os nematoides; a broca do café; as ervas daninhas resistentes e o bicudo do algodoeiro. Enfim, uma atitude.
De vento em popa
25/8/2015
Produtores rurais, técnicos e estudantes vão conhecer alternativas de ILP para melhorar a produtividade, a renda e a sustentabilidade das propriedades rurais do oeste paulista. Na região, que tem solos arenosos, predomina a economia rural voltada principalmente à pecuária de corte. Os sistemas de integração associados ao sistema de plantio direto são importantes soluções tecnológicas para viabilizar o uso sustentável de solos arenosos, em função da melhoria na cobertura do solo, incremento dos teores de matéria orgânica e aumento da capacidade produtiva desses solos.
O que verão
25/8/2015
Aos participantes serão apresentados os resultados de sistemas de integração adotados nas fazendas Campina e Santa Gina, de propriedade de Carlos Viacava, e experiências da Cocamar com ILPF em solos arenosos. Além disso, pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Cerrados, da Embrapa Gado de Corte e professores da Unoeste vão falar sobre perspectivas, produtividade e sistemas de integração.
Uso quase correto do vernáculo
25/8/2015
“Sobrevivendo à Crise, Enxergando Além da Cana” é um dos temas do encontro dos produtores de açúcar em São Paulo. A palavra sobreviver define acertadamente a crise do setor, apesar de um gosto exagerado pelo gerúndio. O presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ênio Jaime Fernandes Júnior, participa desse painel durante o 15º Encontro Anual de Produtores de Cana-de-Açúcar. O evento reúne a classe produtora do setor canavieiro, parlamentares e líderes do setor para debater os mecanismos estratégicos para o futuro da cultura e seus subprodutos. Como produtor “modelo” de cana e presidente da Comissão de Cana-de-açúcar da CNA, Ênio vai tratar de ações estratégicas e alternativas para novos resultados para os produtores.
E o uso indevido da coitada língua portuguesa
25/8/2015
Frase pichada em uma grade dentro do campus da Universidade Federal do ABC, em São Paulo: “Fora opreção”. Impossível saber se o protesto é contra a alta generalizada dos preços ou contra a opressão exercida pelos professores ou quem quer que seja. O fato é que o autor de tal pérola, em ambos os casos, é um ignorante de mão-cheia. E deveria estar longe dessa universidade, para chegar lá deveria primeiro a aprender a escrever a magnífica língua pátria.
Quase todos
4/7/2015
Na etapa de maio, em São Paulo, foram vacinados 94,43% de todas as 4,2 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, informa documento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
“Dados do sistema da Coordenadoria de Defesa Agropecuária mostram que 97,69% das 113.661 propriedades que têm bovídeos com até 24 meses de idade, declararam a vacinação dentro do prazo estabelecido; 56 propriedades, totalizando 1.338 animais, tiveram a vacinação fiscalizada; e outras 1.138 propriedades, com um total de 46.190 animais, tiveram a vacinação assistida pela equipe de médicos veterinários e técnicos da Defesa Agropecuária durante o mês da campanha”, explica o texto.
Mais café
4/7/2015
Com um investimento de R$ 18 milhões, a Cooxupé, Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, MG, ampliou a capacidade de produção de torrado e moído de 300 para 500 mil quilos por mês. “A Cooxupé projetou esta nova planta industrial com total foco no reaproveitamento de resíduos e geração de energia. Foram instalados 111 painéis solares - que servem como cobertura para o estacionamento de veículos - que têm capacidade de gerar energia suficiente para abastecer toda a parte administrativa da unidade”, informam os dirigentes da cooperativa.
Festa com café
4/7/2015
“A cidade de Santos vai se tornar, este mês, a capital do Café do Brasil. De 9 a 12 desse mês, aproveitando o final de semana antecipado pelo feriado em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932, a Prefeitura promove o I Festival Santos Café, que relembrará a história do grão que mudou o destino da cidade e a economia do país. Serão várias atividades culturais, gastronômicas, lúdicas, interativas e de lazer para o público de todas as idades, realizadas em pleno Centro Histórico, de quinta a sábado, das 10h às 21h, e até às 17h no domingo”, segundo os organizadores.
Insáciaveis
4/7/2015
Por US$ 1,45 bilhão, a JBS USA adquiriu o negócio de carne suína da gigante Cargill nos EUA. Para Martin Dooley, COO da empresa naquele país, “A transação consolidará a nossa posição entre os maiores produtores e fornecedores de todas as principais proteínas animais no mercado global, e aumenta as oportunidades para nossos produtores parceiros. O sucesso e a capacidade da equipe de carne suína da Cargill e seus produtores, além de sua liderança em áreas como bem-estar animal, exportação, produção de bacon e inovação, foram os principais fatores que motivaram a aquisição, e que deve ampliar a nossa capacidade de atender a base global e diversificada de clientes", completa o executivo.
Soja sob medida
4/7/2015
Agricultores da região conhecida como Matopiba (iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), terão uma semente de soja especialmente desenvolvida para as condições de suas áreas de cultivo. Chamada de BRS 8890RR, ela foi desenvolvida pela Embrapa Soja em conjunto com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte, Fapcen, e é indicada para o norte do Tocantins, nordeste e sul do Maranhão e sudoeste do Piauí. “A semente, que já está disponível no mercado, apresenta produtividade similar às cultivares mais plantadas na região e tem ciclo precoce de 110 dias, uma demanda dos produtores do Matopiba que planejam realizar a segunda safra de milho. Outro diferencial da BRS 8890RR é a resistência ao nematóide de cisto (Heterodera glycines), praga predominante nas regiões Norte e Nordeste e que pode ter a incidência diminuída com essa nova cultivar de soja”, informam os técnicos.
   Página anterior
  Próxima página