Curtas & Finas
Novas lideranças
26/2/2017
Nesse “imbroglio”de importa ou não importa café quem certamente perdeu até agora foram as chamadas “lideranças”políticas instaladas há muitos anos no sul de Minas Gerais. O melhor desempenho na “defesa” da não importação ficou por conta dos aguerridos políticos do Espírito Santo.
O que mudou?
26/2/2017
Segundo experientes operadores do mercado de café a pressão exercida sobre as autoridades municipais, estaduais e federais pelos produtores foi intensa. E contou com a preciosa ajuda das redes sociais. Elas foram as armas usadas pelos produtores para infernizar a vida dos chamados “líderes do setor”.
Safra boa, estrada ruim
26/2/2017
O recorde de quase 220 milhões de toneladas de grãos significa só no Brasil mais problemas que soluções. A BR 163, com as chuvas de sempre nessa época do ano, transformou-se em um enorme lodaçal. E os fretes naturalmente muito mais caros.
Guardar onde?
26/2/2017
O déficit de armazenagem, privada e estatal, supera 50 milhões de toneladas. Imaginem com essa safra recorde (veja nota “Safra boa, estrada ruim”), a pressão que cairá sobre produtores e cooperativas na hora que tiverem que vender seus produtos. Isso mostra o atraso do país.
Chocolate amargo
26/2/2017
A indústria brasileira de chocolates pressiona o governo federal para liberar a importação de cacau. Faltam amêndoas para atender aos fabricantes de chocolate. Outra bola nas costas do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil. Encrenca à vista!
Prejuízo incômodo
26/2/2017
Registrando o primeiro resultado negativo em oito anos, o conselho de administração da BR Foods, leia-se Sadia e Perdigão, já anunciou que haverá mudanças significativas na sua estratégia de operação. A conferir!
Mexe que mexe
25/8/2015
Parceria do governo do Mato Grosso do Sul com a Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carnes (ABIEC), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Associação Sul-Matogrossense dos Produtores de Novilho Precoce, Embrapa Gado de Corte e apoio da JBS, anunciou a criação do pacto Sinal Verde, cujo objetivo é atender às novas demandas dos consumidores brasileiros e internacionais, como estratégia para alavancar a produção e comercialização da carne bovina do Estado.
E continuam mexendo
25/8/2015
Entre as metas a principal é atingir 100% do abate tipificado e desenvolver ações para fornecer o mapeamento da evolução da matriz da qualidade de cada município, o que auxiliará no desdobramento de planos de ação na base produtiva. “Estamos iniciando um trabalho que lançará a pedra fundamental de um grupo de estudos da pecuária em nosso estado e, com isso,consolidar ainda mais a nossa carne bovina como a melhor do Brasil”, declarou Reinaldo Azambuja, governador do MS.
Espetáculo da árvore
25/8/2015
Insetos unem-se em busca de informações para salvar uma grande árvore e seu ecossistema. Esse é o tema da peça “Árvore da Vida” produzida pela Cia de Teatro Sia Santa com patrocínio da Cooxupé e da FMC que será apresentada em quatro cidades mineiras (Cabo Verde, Nova Resende, São Pedro da União e Monte Santo de Minas). Trata-se do tema ambiental via a arte dramática chegar mais perto da zona rural.
Com a mão no pasto
25/8/2015
Com o objetivo de discutir o que há de atual e relevante em tópicos importantes relacionados à agricultura de baixo carbono (ABC), integração de sistemas (pastoris, agrícolas e florestais), manejo do pastejo, uso de leguminosas, balanço de carbono (emissões e sequestro) e ciclos biogeoquímicos em pastagens, será realizado o Simpósio Sobre Manejo de Pastagens no dias 8 e 9 de setembro na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Esalq-USP. As inscrições podem ser feitas no seguinte endereço: http://fealq.org.br/informacoes-do-evento/?id=284
  Próxima página