Curtas & Finas
“PAC” da desinteligência
15/11/2012
“As exportações de matéria prima (soja) deverão exceder 31,5 milhões de toneladas em 2012, enquanto que o processamento para atender ao mercado interno e à exportação deverá se situar em 35,1 milhões de toneladas. Os dados refletem que o Brasil é o único país do mundo que incentiva as exportações de matéria-prima em detrimento de produtos com valor agregado, o que compromete a competitividade da indústria.”
Insaciedade arrecadadora
15/11/2012
“O país desonerou totalmente a exportação de soja, mas ainda tributa a produção de farelo e óleo, destinada à exportação, com ICMS e Funrural, e o ressarcimento do PIS e Cofins se estende por anos.”
Burrice intermitente
15/11/2012
“O crescimento da capacidade de processamento em 4% sinaliza uma frágil recuperação da indústria em 2012 para um patamar inferior a 2010. Chega-se claramente à conclusão de que o País poderia desenvolver muito mais sua indústria de óleos vegetais, com mais agregação de valor às suas vendas externas e geração de empregos, localmente, por meio de um aperfeiçoamento da política tributária.”
O exemplo mora ao lado
15/11/2012
“É o que tem feito a Argentina, terceiro maior produtor mundial de soja. O país vizinho incentiva a industrialização e os embarques de farelo e óleo por meio de uma menor tributação sobre os produtos, ao contrário do que faz o Brasil. Note-se que a capacidade instalada de processamento, na Argentina, era a metade do Brasil em 1996 e atualmente é maior do que a brasileira. Em 2011, era de 175 mil t/dia, em relação a 169 mil t/dia no Brasil.”
Não saiu da minha boca
15/11/2012
Notem que todo o texto sobre o complexo soja entre aspas não é de minha autoria. Apenas reproduzo informações da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, Abiove. Somente escrevi títulos engraçadinhos para uma realidade trágica.
Rápida no gatilho
2/11/2012
Nota divulgada no dia 2 de novembro de 2012 pela Assessoria de Imprensa da CNA: “A diretoria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) cumpre o dever de informar o afastamento imediato, deste colegiado, do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Acre, Assuero Doca Veronez. Ele permanecerá afastado até que sejam concluídas as investigações policiais sobre suposta rede de prostituição de menores. A CNA repudia a exploração sexual de menores e considera indefensável o envolvimento de qualquer cidadão com a prática de crimes desta natureza.”
Falta de chuva
31/10/2012
O clima em várias regiões produtoras brasileiras não está do jeito que os empresários rurais gostariam. Muito calor e pouca água. Isso está atrasando o plantio e pode significar algum contratempo no próximo ano.
Mão peluda
31/10/2012
A teimosia desse governo federal estatizante continua massacrando um dos mais importantes setores do agro nacional: o de açúcar e álcool. Sabíamos quase tudo de energia renovável e tínhamos (e continuamos tendo) as melhores condições de ser produtores, consumidores e exportadores de etanol combustível. Aí... Perguntem aos governantes em Brasília e a uma empresa com sede no Rio de Janeiro.
Vox populi, Vox Dei
31/10/2012
Quem resolve eleição é o povo e ponto final. Ao contrário do rei Pelé que declarou que o povo brasileiro não sabe votar, penso diferente. Saber ele sabe, mas tem um mau gosto!!!!!!!!!
Por que?
31/10/2012
Alguns produtores perguntam os motivos pelos quais as cotações do milho não cedem. Bem, um deles é que os norte-americanos importam o produto brasileiro para fazer etanol para a sua enorme frota de veículos. Ao contrário do que acontece aqui, (veja a nota “Mão Peluda”), lá quem cuida dessas coisas é a iniciativa privada e o governo não atrapalha.
   Página anterior
  Próxima página